Janeiro Branco: O que ninguém te contou sobre saúde mental e performance no trabalho.
- MAGNO AMORIM
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Se você está começando a compreender o impacto da saúde mental na produtividade, no crescimento das organizações e no desenvolvimento das relações humanas, o Janeiro Branco é uma excelente oportunidade para abordar esse tema de forma leve, instrutiva e educativa.
O Janeiro Branco é um mês dedicado à prevenção, conscientização e promoção da saúde mental. Trata-se de uma campanha mundial e, no Brasil, é respaldada por lei federal. Portanto, além de uma responsabilidade social, pode e deve ser utilizada de forma estratégica pelas organizações.
Durante muito tempo, a saúde mental foi estigmatizada, tratada como algo secundário ou simplesmente ignorada nas conversas da sociedade. O que muitos não percebiam é que ela é um dos principais fatores que impactam toda a vida, afinal, saúde mental não é apenas a ausência de transtornos.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS):
“Saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com os momentos estressantes da vida, desenvolvam todas as suas habilidades, sejam capazes de aprender e trabalhar adequadamente e contribuam para a melhoria de sua comunidade. É uma parte fundamental da saúde e do bem-estar que sustenta nossas habilidades individuais e coletivas de tomar decisões, estabelecer relacionamentos e moldar o mundo em que vivemos.”
Ou seja, saúde mental está em tudo.
Na comunicação: Um líder que não se comunica de forma clara e eficiente tende a ter menos resultados. A comunicação confusa gera ruídos, desalinhamento e pode contribuir para o adoecimento do ambiente de trabalho.
Nas relações interpessoais: Equipes que não conseguem se relacionar de maneira saudável e funcional elevam os níveis de estresse, favorecem conflitos disfuncionais e reduzem a colaboração e o desempenho coletivo.
Na perspectiva de vida: Com a rotina acelerada, muitas pessoas passam a viver no “piloto automático”, sem desenvolver senso de propósito e significado. A ausência de propósito impacta diretamente a performance, gera estagnação e bloqueia o crescimento.
Nos relacionamentos: Relacionamentos são grandes potencializadores ou sabotadores do crescimento pessoal e profissional. A dificuldade em construir vínculos saudáveis pode levar a relações disfuncionais que aprisionam e desgastam emocionalmente.
No autoconhecimento: Quando um líder não compreende como funciona, como percebe o mundo, quais são seus padrões de comportamento e emoção, ele fica vulnerável a pontos cegos que comprometem sua performance e tomada de decisão.
É importante destacar que todos esses fatores não estão necessariamente ligados a transtornos psicológicos. Uma pessoa pode ter dificuldades de comunicação, falta de autoconhecimento ou ausência de propósito sem estar, propriamente, adoecida. No entanto, a constância desses fatores, somada às circunstâncias da vida, muitas vezes fora do nosso controle, pode levar, gradualmente, ao adoecimento emocional.
Por isso, a saúde mental deve ser vista não apenas como tratamento, mas como uma poderosa ferramenta de prevenção, promoção do bem-estar e desenvolvimento pessoal, profissional e institucional.
Nossa equipe está pronta para ajudar sua organização ou você, gestor, empresário ou trabalhador a utilizar a saúde mental de forma estratégica, consciente e transformadora.
Magno Amorim
Psicólogo Clínico
(11) 9.7454-2963




Comentários